Search

Amizade: o lado bom de não ter amigos.

As poucas pessoas que mantenho ao meu lado são pessoas de sucesso. O sucesso é relativo à realidade de cada um. Às vezes, somente ser feliz com um studio de 20 metros quadrados em NYC e poder caminhar até o Central Park é a visão de realização e sucesso para alguns.


Como para outros, o mínimo aceitável para se considerar realizado é ter uma avião particular e uma casa com 15 suites. A sua determinação determina seu limite. 


No último inverno, recebi um casal de colegas. A meus olhos, eles pareciam o verdadeiro casal de sucesso: bonitos, 9 anos de casamento (mesmo ainda estando abaixo dos 30), realizados profissionalmente e com vários sonhos prontos para serem realizados. Depois de uma breve conversa com um deles, nos identificamos muito. Ele se chama Elrick. Durante uma de várias conversas, eu me queixei sobre como é difícil para nós, que somos parte da nova geração de empresários, conseguir manter laços de amizades com pessoas reais, fora das redes sociais e do escritório. Ele então usou uma frase que esclareceu muitas das minhas relações: “Alex, eu não tenho amigos, eu tenho funcionários e parceiros comerciais”. 


Naquele momento, eu descobri que todas as minhas relações se baseavam em meu trabalho e família também. Identificar e conseguir rotular aquilo soa tão positivamente que eu descobri que o fato de não ter amigos não significava necessariamente estar sozinho ou desamparado. Significa que você está se ocupando com outros cenários da sua vida e não existe nada de errado em você não ter uma pessoa de confiança para partilhar detalhes da sua vida pessoal. Para isso, existem excelentes terapeutas. 




Quando eu saí da minha casa há alguns anos para morar nos EUA, acreditava que tinha pessoas ao meu lado e, durante alguns meses, busquei fazer por mim e pelos outros. Eu achava um absurdo a forma com que os novaiorquinhos se buscam “isolar” e restringir o convívio social em amigos de trabalhos e parceiros. Para mim, era uma enorme prova de decadência social aceitar esse estilo de vida. 


Eu acreditei em pessoas. Acreditei e apostei meu sucesso em relações sociais que julgava serem amizades sinceras. Não vou atribuir meus fracassos iniciais à postura de outras pessoas. Sempre procurei arcar com as responsabilidades dos meus erros. Porém, descobri naquela época que a única razão pela qual muitas coisas não funcionavam era somente porque eu buscava colocar meus “amigos” em primeiro lugar. Agradar ao outro, seja por uma questão de aceitação ou de me mostrar capaz, por muito tempo foi prioridade na minha vida.

 

Nos últimos anos, com o iminente aumento do que vou chamar de solidão presencial (a falta do olho a olho) das pessoas, uma grande parcela tende a problematizar a escolha das pessoas em se preocupar mais com outras coisas do que com o seu convívio social. Não existe nada de errado em você não ter amigos. 


Eu não vou generalizar e dizer que sou uma pessoa cercada de funcionários, investidores e parceiros e sem nenhum amigo. Eu tenho algumas 2 ou 3 pessoas em quem confio (tudo bem que todos os meus amigos próximos se tornaram sócios ou parceiros), mas sempre suspeitei de pessoas com muitos amigos e as que querem agradar a todo mundo. 


Mas se sua opção for ser cercado de amigos, também está tudo certo e ninguém está te julgando por isso. Eu não estou querendo romantizar a depressão ou a solidão, e essa escolha não precisa ser permanente. 


Em tempos de fácil acesso à informação, e consequentemente a pessoas, precisamos respeitar não somente o espaço privado do outro, mas a sua liberdade ao acesso social. Você pode escolher ser cercado de seguidores e amigos, como pode escolher não ter ninguém ao seu redor para que se reconecte consigo mesmo, se redescubra ou somente porque você quer gastar seu tempo com você mesmo. 


Sua companhia pode ser suficiente. 


Desde o dia que eu aceitei que não precisava ter alguns (muitos) amigos, descobri em mim uma força enorme para conquistar sozinho tudo que conquistei, e ser feliz compartilhando minhas vitórias comigo mesmo, o que antes eu acreditava que uma vitória só seria uma boa conquista se eu tivesse uma dezena de pessoas com quem eu pudesse contar no final do dia.  E quando você descobre que consegue sozinho, estará pronto para ter pessoas ao seu lado, pois saberá que nada poderá te derrubar se não for você mesmo. 


Você será forte e o silêncio e a solidão não te incomodarão. E provavelmente, nesse momento da sua vida, voce poderá ir para onde quiser por mérito exclusivamente seu. 


Invista sua vida e juventude em você mesmo. Esteja pronto para ter somente você por você.



1,982 views

Hosting with ♥

Social Medias

  • icone-instagram
  • icone-facebook

Empire Residence UK 

274 Wandsworth Road, London  SW8 2JR, UK

NRLE 4315665026589468

Empire Residence LLC

37 W Street New York CIty, 10018
FEI/EIN Number 83-2041121

Empire Residence Brasil

Rua Bom Jesus da Penha, 175 | 31365-190

CNPJ: 35863.453/0001-26